A Freguesia

Pequena descrição e resenha histórica

Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães (oficialmente, União das Freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães) é uma freguesia portuguesa do concelho de Mangualde (distrito de Viseu, província da Beira Alta), com 30,03 km² de área total e 1,637 habitantes (censos de 2011). Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães.

SantiagoePovoa-small

Composição

A freguesia de Santiago de Cassurrães e Póvoa de Cervães e constituída pelas seguintes povoações: Santiago, Aldeia Nova, Casal de Cima, Outeiro, Cassurrães, Quintas Diversas, Fundões, Casal Mundinho, Contenças de Cima, Contenças de Baixo e Póvoa de Cervães.

Heráldica

santiago
SantiagoePovoa
povoa

Da junção entre o brasão de Santiago de Cassurrães (à esquerda) e da Póvoa de Cervães (à direita) surge o atual (ao centro). Sendo a faixa ondulada azul e branca bem como o fundo verde comum aos dois anteriores, simbolizando o rio Mondego e os campos verdejantes, juntaram-se também as cervas que agora ladeiam a concha de Santiago, e ao fundo aparece o ramo de rosmaninho com a estrela por cima. Finalmente a faixa com a denominação atual da freguesia.