aviso

AVISO À POPULAÇÃO

avisoapopulacaoAVISO À POPULAÇÃO

A ÁGUA DE MANGUALDE É ANALISADA COM REGULARIDADE E É DE QUALIDADE

Tendo tido conhecimento de tentativas de comercialização de equipamentos para purificar a água,  o Município de Mangualde leva ao conhecimento de todos os seus consumidores, o seguinte aviso:

CONTROLO RIGOROSO
A qualidade da água destinada ao consumo humano, fornecida pelo Município de Mangualde através de sistemas públicos de abastecimento, é objeto de um controlo rigoroso por parte da ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, competente para a coordenação e fiscalização da aplicação da legislação vigente na matéria.

PROGRAMA DE CONTROLO OPERACIONAL – RECOLHA DE AMOSTRAS QUINZENALMENTE
Com efeito, é uma preocupação constante do Município garantir um adequado tratamento da água na torneira do consumidor. Neste sentido, é elaborado e implementado anualmente um programa de controlo operacional, aprovado pela autoridade competente e assegurado por um laboratório responsável pelos ensaios analíticos e acreditado superiormente.

No âmbito do referido plano de controlo, são efetuadas recolhas de amostras, em todas as zonas de abastecimento em funcionamento no concelho, quinzenalmente, por forma a avaliar a qualidade da água distribuída à população, sendo posteriormente os resultados obtidos disponibilizados no site do Município.

NÃO HÁ NECESSIDADE DE SE PROCEDER À INSTALAÇÃO DE EQUIPAMENTOS PARA PURIFICAR A ÁGUA
Tendo este Município tido conhecimento de tentativas de comercialização de equipamentos para purificar a água, somos a informar que esta situação não colhe a aceitação por parte da Câmara Municipal de Mangualde, uma vez que não há necessidade de se proceder à instalação de tais equipamentos.

De referir ainda que, para esclarecimento de qualquer dúvida, poderá ser contactado o Município ou a respetiva Junta de Freguesia.